Ferramentas de jardinagem: Limpeza e cuidados

ferramentas-de-jardinagem

Se você gosta de paisagismo e jardinagem e faz as manutenções do seu ambiente por conta própria, é bom tomar cuidado com outro fator, além das plantas: a sua caixa de ferramentas.

Após o uso das suas ferramentas de jardinagem, é importante se lembrar de fazer a limpeza correta e guardá-las com cuidado em um lugar próprio. Afinal, assim como as plantas, as suas ferramentas também podem estragar.

Se a sua ferramenta já estiver danificada, é importante lembrar que uma coisa leva à outra, por exemplo: se a sua tesoura de poda estiver cega e não for amolada, ao invés de podar as plantas e modelá-las, ela irá triturar e, assim danificar a sua paisagem, deixando espaço para instalação de fungos. Veja abaixo algumas dicas simples para adotar depois de cuidar do seu jardim.


LIMPEZA DE FERRAMENTAS –
O primeiro e mais importante passo.

Limpando as suas ferramentas de jardinagem com álcool e água corrente você livra as plantas saudáveis de estarem em contato com restos de fungos, lama e seiva de outras plantas, evitando a contaminação.

Após a lavagem é importante que sejam guardadas secas para evitar que elas se tornem ferramentas enferrujadas, principalmente se o próximo uso for num longo espaço de tempo.

Importante: os regadores também precisam deste cuidado, pois podem acumular água e virarem possíveis focos de dengue.

AFIAR DE FERRAMENTAS:

Afiar as suas ferramentas antes do uso é uma maneira de proteger as suas plantas e a visão da sua paisagem, para que tudo saia como planejado.

As ferramentas que precisam ser amoladas são tesouras, pás, enxadas e sachos, todos com pedras de amolar ou limas.

O procedimento deve acontecer sempre em sentido do corte.

GUARDAR FERRAMENTAS:

Na hora de guardar, é sempre bom lembrar-se de separar as suas ferramentas de jardinagem das ferramentas gerais, para uso doméstico, para não haver confusão.

Ferramentas de porte maior podem ser penduradas na parede ou guardadas em lugares altos e fechados, protegidos da ação do tempo e longe do chão.

Quanto às ferramentas menores é bom reservar um lugar só para elas, de fácil acesso e organizado, como uma caixa ou um cesto.

Ambos os tamanhos precisam ficar longe de qualquer lugar úmido e devem ser guardados em lugar seguro, longe do alcance de crianças e animais.

Pronto! Ajudamos?

Escolher certo, perguntar e se informar sobre os tipos de ferramentas ideais para o seu jardim é um grande passo.

Venha para a Vitória Régia e conheça a nossa variedade de ferramentas para jardinagem.

Powered by WordPress. Designed by MageeWP Themes.
*/ ?>