Tipos de Jardim

Tipos de Jardim

Além de deixar a casa muito mais bonita, os jardins também tem o papel de nos proporcionar um contato maior com a natureza, tornando o ambiente mais convidativo e alegre. Sem falar que um jardim com flores deixam uma fragrância muito agradável ao redor da casa. Cuidar do jardim pode se transformar em um hobby ou uma ótima atividade para relaxar. Mas qual será o tipo de jardim mais apropriado para você? A seguir destacamos diferentes estilos de jardins que pode se encaixar perfeitamente em sua residência.

Jardins franceses

 

Os jardins franceses começaram a surgir durante o período renascentista no século XVII, época em que o mundo vivia a Era Moderna. As principais características do jardim francês é a simetria e a rigidez em suas formas. Os espaços são metodicamente pensados e geralmente possuem alguma escultura ou chafariz em seu meio. As plantas escolhidas para o jardim francês devem ser de crescimento lento, já que a poda é baixa e simétrica. As flores também são muito bem-vindas na composição: rosas, tulipas e amor-perfeito são as mais indicadas. Muitas pessoas pensam que este tipo de jardim só pode ser feito em grandes áreas, mas as pequenas também podem ser agraciadas com uma miniatura de jardim francês.

 

Jardins ingleses

 

Diferente do jardim francês que exige rígida simetria, o jardim inglês é mais natural e é permitido misturar flores, ervas, gramados e elementos rupestres livremente sem necessitar de manutenção constante. O jardim inglês surgiu em meados do século XIX, época em que o que se plantava devia também ter uma utilidade como as ervas medicinais e árvores ideais para construção de colmeias de abelhas para se extrair o mel, já que adoçar alimentos com cana-de-açúcar era acessível privilégio dos mais ricos. O jardim inglês pode ser uma ótima opção para quem não tem tempo e nem dinheiro suficiente para uma manutenção profissional constante, mas é claro, por ser assimétrico não quer dizer que não necessita de cuidados.

Jardins para quintais pequenos

 

Muitas pessoas sonham em ter plantas ou jardim em casa, mas enfrentam um grande problema: um pequeno espaço para isso! A boa notícia é que essas pessoas podem sim realizar seu sonho de ter um jardim. E a notícia melhor ainda é que existem diversas formas de realiza-lo: jardim de vasos (inclusive vasos com árvores frutíferas), bonsais, ikebanas, trepadeiras, jardins verticais, entre outras possibilidades de jardins para quintais pequenos. Basta saber escolher as plantas certas e contar com uma boa ajuda profissional.

Jardins em apartamento

 

O dilema de quem mora em apartamento pode parecer ainda pior que o de quem tem casa com quintal pequeno, mas as soluções são bem parecidas.  A sacada pode ser uma boa área para se montar um jardim, além de se tornar um lugar bem mais bonito e aconchegante. É possível colocar vasos, fazer jardins verticais, bonsais entre outras coisas. Tendo uma boa orientação profissional é possível montar um lindo jardim em apartamento.

Jardins de inverno

 

Os jardins de inverno surgiram como uma forma de sustento das famílias durante os rigorosos invernos em países no hemisfério norte do planeta. Em um local interno se plantava ervas, legumes, verduras para que os membros dessas famílias não precisassem sair de seus abrigos em busca de alimento. Atualmente os jardins de inverno são ornamentais e podem ser arquitetados em qualquer lugar interno da sua casa onde se possa plantar ou colocar vasos.

 

Jardins para quem tem cachorro

 

Ter um belo jardim e um cão ao mesmo tempo pode parecer uma tarefa quase impossível, mas na verdade isso pode acontecer sim, basta você saber educar seu animal e escolher plantas mais resistentes e que não sejam tóxicas a ele. Para isso você pode contar com a ajuda de um profissional de paisagismo e também do veterinário de seu cãozinho. O adestramento pode ser um processo demorado e alguns cãezinhos podem ser bem resistentes ao ensino, para este caso, você pode optar pelos jardins verticais.

Esses são apenas alguns tipos de jardins que você pode ter em sua casa e para qualquer um deles você pode contar com a Vitória Régia que indicará os melhores profissionais de paisagismo para arquitetar seu jardim, jardineiros para fazer a manutenção correta, plantas e flores escolhidas e até os acessórios para jardins necessários para mantê-los saudáveis e bonitos. Venha conhecer nossos serviços e se apaixonar pelo paisagismo.