Como cuidar de orquídeas?

como cuidar das orquideas

Com uma beleza exótica e estonteante, as orquídeas são as flores favoritas de muita gente. Quem não se apaixona ao ver um belíssimo vaso de orquídea? Mesmo com sua aparência delicada que levam as pessoas acreditarem que são frágeis, as orquídeas são flores bem resistentes, porém elas requerem alguns cuidados simples para manter-se vivas, vistosas e saudáveis. A seguir destacamos algumas dicas de como cuidar das orquídeas.

Os adubos ideais para orquídeas são os adubos orgânicos misturados a substratos inertes, porém nunca em excesso, pois as raízes dessas flores só precisam receber uma pequena quantidade de nutrientes. Evite colocar o adubo perto dos bulbos para não queimá-los.

Quanto à rega, as orquídeas precisam de pequena quantidade de água, assim como no caso da adubação. Para saber se sua orquídea está precisando ser regada, coloque os dedos em suas raízes e sinta a umidade, caso houve algum resquício de água, espere que ela seja totalmente absorvida. De preferência, regue-as no início da manhã ou no final da tarde.

Os vasos de barro são os mais indicados para orquídeas, já que a porosidade facilita a drenagem da água, evitando o acumulo de umidade e a proliferação de fungos. A base da orquídea não deve estar a menos de um dedo da boca do vaso. Se estiver, está na hora de trocar o vaso por um mais profundo. Procure transporta-la para um vaso que sua base dois dedos abaixo da boca.

Para provar sua resistência, note que a orquídea não se abate com qualquer doença, mas evitar pragas e fungos nas orquídeas é fundamental para que elas continuem vivas com aparência bonita e saudável. Seja com soluções caseiras ou com produtos especializados. Para tratá-los consulte um profissional que dará a solução certa de tratamento.

Como você pôde perceber, cuidar de orquídeas está longe de ser um bicho de sete cabeças, mas você pode contar com a ajuda da Vitória Régia, desde dicas dos cuidados necessários, plantio, acessórios, etc.

Conheça mais sobre nossos serviços